Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Poluição Luminosa em Nova Friburgo

O objetivo deste trabalho foi determinar focos de poluição luminosa na cidade de Nova Friburgo, localizada no Estado do Rio de Janeiro, além de conscientizar a população da importância em utilizar a energia elétrica de modo a lhe trazer benefícios, sem com isto prejudicar a saúde das pessoas e permitindo as mesmas o direito de observar um céu inspirador como era no passado, mantendo-o em condições para observações astronômicas.
Hoje em dia ouvimos falar de vários tipos de poluição: sonora, do ar, do solo, visual, porém a poluição luminosa vem se mostrando a principal responsável pela pouca visualização do céu nas cidades.
Foram investigados os tipos de lâmpadas utilizadas na iluminação pública destas cidades e os locais em que a iluminação é excessiva e, portanto poluente. A qualidade do céu nestas cidades foi avaliada através das observações de constelações, uma delas a do Escorpião, presente no céu durante todo inverno. Realizando experiências e contando com a participação do público em geral e da comunidade escolar, pudemos assim determinar a magnitude das constelações, que é dependente da qualidade do céu observada.
As observações do céu promovidas para avaliação da qualidade do céu propicionaram a participação de toda comunidade escolar e fez parte dos eventos promovidos pela escola.

Adriana Bernardes
Coordenadora do Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário